A Expressão Transmontana em Trusses.

7 Palavras que ouvimos em Trás-Os-Montes começadas por “F”.

7 Palavras Trás-Os-Montes começadas por F

Agora é a vez de falar sobre as palavras que ouvimos em terras de Trás-Os-Montes e que começam pela sexta letra do nosso alfabeto, a letra F.

Esta jornada de palavras é muito interessante, até porque acabo por recordar algumas que, por usar tantas vezes, nem me lembro que é “nossa”. Já agora, recordo que podem ver os anteriores artigos sobre o tema: A, B, C, D e E, na nossa secção de Palavras.

Foige
“Foige” é como comummente se aplica o “Fogo” ou um “Caraças, Caramba, Catano…”. Foige diz-se arrastado, soando assim “Foooiigeee”. Não se usa para dizer alguém para fugir, mas sim para reclamar de algo ou revelar espanto ou outra coisa qualquer. Serve um pouco para tudo, na verdade.
Que lindo este nosso português, foige.

Farsola
Aquela pessoa fingida, sabem? Também é usada para aplicar em alguém que anda a vadiar.

Fito
Ora bem, há quem lhe chame “Malha”. Nem sei como vos explicar o que é. Para quem não conhece nenhum destes dois termos, o jogo do fito baseia-se em tombar um pequeno pino de ferro com um disco igualmente de ferro, mas a uma distância considerável para se tornar difícil. Fito, o golfe transmontano.

Fraga
Uma fraga é uma rocha grande. Sabem aquelas rochas grandes das montanhas? Isso é uma fraga. Mas usa-se mesmo para rochas mais pequenas. Uma fraga tem o tamanho ideal para que uma pessoa se deite em cima dela a apanhar sol. É bem comum ver, por exemplo, os pastores transmontanos deitados numa fraga, enquanto esperam que as cabras e a os ovelhas pastem.

Fuça
Ou fuças. Vem de focinho. Acho que não é preciso dizer muito mais sobre isso.

Fandango
Ou andar no fado. Coisas de pessoa sandeira. Andar no fandango é andar na vadiagem, na boa vida, na faina, na gandaia. É incrível a quantidade de adjetivos que há para uma só coisa.

Fino
Temos aqui uma palavra que se divide: ora porque pode querer falar de uma cerveja em copo alto, tirada à pressão (conhecida a sul como imperial), ora para falar de uma pessoa esperta, “gitcha”.

Muitas outras podiam fazer parte desta lista, se eu me lembrasse delas. Acompanhem o nosso facebook – é lá que, quase diariamente, são publicadas palavras e expressões ouvidas em Trás-Os-Montes, com as devias explicações.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Rio de Onor - Aldeias Transmontanas

5 aldeias transmontanas que tens de visitar

Trás-Os-Montes é das regiões (sou suspeita a falar) mais incríveis do nosso país. As históricas e emblemáticas aldeias transmontanas são ponto de visita obrigatória, para quem quem conhecer um Portugal mais enraizado na terra que habita.

Ler Mais »

Playlist no Spotify

Ouve agora

Luísa Apancada
Avisos

Blog que acredita no COVID19

Para tua segurança e dos outros, por favor, usa máscara, camarada.