A Expressão Transmontana em Trusses.

5 Palavras que ouvimos em Trás-Os-Montes começadas por “D”

Palavras Transmontanas

Seguindo o nosso lindo alfabeto (já falámos de palavras começadas por A, B e C), falemos então de palavras e expressões de Trás-Os-Montes começadas por D.

É claro que, sendo o nosso glossário transmontano extremamente rico, não consigo chegar a todas as palavras, mas vou deixar aqui algumas das mais populares.

  • Desmanchar – pode parecer uma palavra muito corrente na nossa língua, mas a verdade é que é usada para dizer, por exemplo, que se deu um mau jeito ao pé (torcer o pé). Ou, em situações mais bárbaras, desmanchar o reco (porco). Fazer a desmancha é, após a matança do reco, cortar o animal em partes e preparar para a conserva.
  • Desinfeta – contrariamente ao que possam pensar, não é uma limpeza desinfetante mas sim uma palavra que é usada para dizer “Sai da minha frente”. Usa-se muito desinfeta daqui para fora. Xô.
  • Data – esta não tenho a certeza se é mais transmontana ou se é de utilização nacional. Dizer data é quantificar coisas que temos para fazer, por exemplo. “Tenho uma data de coisas para arrumar” – ou seja, tem muitas coisas para arrumar. Como a tralha que a canalha deixa espalhada.
  • Desbulhar – ora então desbulhar significa, por exemplo, tirar os plásticos dos rebuçados ou tirar as cascas das castanhas. Serve para variadas situações, é escolher.
  • Do(belo) – Nem sei bem como escrever, se tudo junto ou separado. Mas na minha investigação que se limitou à interpretação mais lógica, resolvi colocar assim “Isso é que era do belo”. Portanto, “DO BELO” em separado, embora pareça um daqueles casos como “BOA BAI ELA”, que falei no artigo das palavras transmontanas começadas por B. Passando ao seu significado, a expressão serve para dizer algo como “Isso é que era bom”. Simples, não é? Mas claro que uma pessoa complica sempre um pouco para ser diferentão.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Rio de Onor - Aldeias Transmontanas

5 aldeias transmontanas que tens de visitar

Trás-Os-Montes é das regiões (sou suspeita a falar) mais incríveis do nosso país. As históricas e emblemáticas aldeias transmontanas são ponto de visita obrigatória, para quem quem conhecer um Portugal mais enraizado na terra que habita.

Ler Mais »

Playlist no Spotify

Ouve agora

Luísa Apancada
Avisos

Blog que acredita no COVID19

Para tua segurança e dos outros, por favor, usa máscara, camarada.