A Expressão Transmontana em Trusses.

Palavras começadas por “C” que ouvimos em Trás-Os-Montes

6 PALAVRAS C

CHANATO
Não dá para falar desta palavra com subtileza. Chanato é tchanato. Mas se acham que já sabem o que é porque veem um chinelo na imagem, estão enganados. Um chanato é mais do que um chinelo: é aquele calçado que serve para tudo: andar por casa, limpezas, ir à horta, ir comprar pão, ir às vizinhas.
Nunca é um chinelo novo, porque quando passa à condição de chanato já tem um certo estatuto lá em casa, especialmente porque é objeto de arremesso na canalha, quando andam a pinchar onde não devem. Ver aquele chanato na mão de uma mãe não era bom sinal.

CACHOLA
A propósito de apanhar castanha, venho hoje trazer-vos uma palavra linda para falar de uma parte do nosso corpo – que serve para vários motivos, em alguns casos só mesmo para decoração – a cachola, ou em português de Portugal, a cabeça.
Falei da apanha da castanha porque é comum a cabeça sofrer nestas alturas: primeiro porque passa o dia direccionada para o chão, o que faz com que quando uma pessoa se ergue, dá aquelas tonturas piores do que as bebedeiras de domingo à tarde na tasca do zé da gata. Segundo: é comum levar com alguns ouriços na cabeça. Isto porque, tal como as pombas, os castanheiros não escolhem para onde despejam o que não lhes é útil.

CHISCAR
Ora, chiscar é o ato de beliscar, importunar constantemente com pequenos toques. É aquilo que normalmente o irmão mais novo faz ao mais velho, para que depois o mais velho perca a paciência, mande-lhe uma lombeirada e a seguir vem a mãe com o chinelo e aponta a quem? Ao mais velho, pois claro.
Ou então imaginem quando o gato convive com o cão em casa e está constantemente a tocar-lhe com as patas nas orelhas, até o cão não aguentar mais e sair do sofá.

C’MÁSSIM
Aqui está uma palavra que é por si só uma expressão – C’mássim.
É quase a mesma coisa que dizer “assim sendo…”, “desta forma…” ou então, pode ser aplicada em casos como “vou lavar a roupa, c’mássim” – ou seja, quase numa perspectiva de dever, de lá terá de ser.
É algo que, em boa verdade, pouco ou nada acrescenta à faladura. É um caso muito parecido ao inútil “Ele é…”. Transmontano come e bebe bem, por isso tem muita saliva para gastar inutilmente. Que bonito é.

CORRER O CÃO
O trabalho aperta e o tempo para conversar convosco anda escasso mas hoje lembrei-me de vos trazer aqui uma expressão que, pessoalmente, gosto muito , embora não use com frequência. Falo de “correr o cão”.

Sempre que ouvi, principalmente as mães, a dizer esta expressão, estavam inclinadas para o chinelo + sermão, porque os filhos andaram na vadiagem. Sei que se aplica noutras situações, mas esta parece-me a melhor.

COIRONA
Derivada de “coira”, coirona é uma espécie de reforço ao insulto.
Não é fácil explicar exatamente o que é ser uma coirona. É malandra, preguiçosa, velhaca, habilidosa…tudo ao mesmo tempo. Não é difícil apanhar este vírus e assim que se instala no corpo, pode demorar anos a desaparecer. Às vezes nem desaparece. Coirona é o que há mais por esse mundo fora.

CISCO
Um cisco é uma coisa terrível, que não tem uma forma padronizada. É um cisco. É aquela coisa que entra no olho e uma pessoa fica naquela aflição quase só comparada a quando se entala com a própria saliva.

CIBO
Como diria uma sábia transmontana de nome Ana Rita (primeira entrevista no nosso youtube), temos o metro, o decímetro, o centímetro e o cibo. Um cibo é um pedaço de algo que vem sempre no tamanho certo. Não é muito, não é pouco. É um cibo. Toda a gente sabe o que é um cibo de pão.





Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Rio de Onor - Aldeias Transmontanas

5 aldeias transmontanas que tens de visitar

Trás-Os-Montes é das regiões (sou suspeita a falar) mais incríveis do nosso país. As históricas e emblemáticas aldeias transmontanas são ponto de visita obrigatória, para quem quem conhecer um Portugal mais enraizado na terra que habita.

Ler Mais »

Playlist no Spotify

Ouve agora

Luísa Apancada
Avisos

Blog que acredita no COVID19

Para tua segurança e dos outros, por favor, usa máscara, camarada.