A Expressão Transmontana em Trusses.

Algumas palavras aleatórias que ouvimos em Trás-Os-Montes

Palavras aleatórias que ouvimos em Trás-Os-Montes
Embora Trás-Os-Montes seja também um reino encantado de palavras peculiares, a verdade é que há letras do nosso alfabeto mais favorecidas do que outras.

É o caso da letra H, da letra I, ou da letra J. Portanto este artigo é sobre algumas palavras que ouvimos em Trás-Os-Montes, começadas por letras não tão populares.

Jeira
Pode ser uma referência de medida de um terro, como também pode ser aquele terreno lavrado com a ajuda das vacas e ainda pode ser o salário correspondente a um dia de trabalho. A facilidade com que se usa a mesma palavra para diferentes situações é impressionante.

Ir tirar a sorte
De facto, noutro tempo, era uma questão de sorte. Ir tirar a sorte quer dizer ir à inspeção militar. Quantas histórias conhecem de pessoal que inventou problemas motores ou psicológicos para não ir à tropa?

Javardice / Javardo
Embora seja comum ouvir os termos noutras regiões, a verdade é que, especialmente o termo javardice, consta do dicionário mais corrente da conversa transmontana. Quando vemos um sítio sujo, com tudo espalhado ou então algo mais feito. Basta isso. Um erro é logo uma bela javardice.

Junta de vacas
Para nos referirmos a pares de vacas, falamos de juntas de vacas.

Hóstia
Contrariamente ao que conhecemos ser uma hóstia (aquele pedaço de farinha que os padres dão na missa), uma hóstia pode ser também uma lambada bem dada. Já cá faltava a porrada, não era?

Ficamos por aqui desta vez. Se ainda não nos seguem no instagram, façam o favor. Por lá também vão acontecendo umas pantominas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Rio de Onor - Aldeias Transmontanas

5 aldeias transmontanas que tens de visitar

Trás-Os-Montes é das regiões (sou suspeita a falar) mais incríveis do nosso país. As históricas e emblemáticas aldeias transmontanas são ponto de visita obrigatória, para quem quem conhecer um Portugal mais enraizado na terra que habita.

Ler Mais »

Playlist no Spotify

Ouve agora

Luísa Apancada
Avisos

Blog que acredita no COVID19

Para tua segurança e dos outros, por favor, usa máscara, camarada.