A Expressão Transmontana em Trusses.

A canalha transmontana

CANALHA

Vamos lá desanuviar um pouco deste clima nada favorável para ir plantar batatas em debandada (agora cada um planta no seu vaso, para não ser um gringo rebelde).
Hoje volto a falar de espécies transmontanas, como há uns tempos atrás falei das Mães, Tias e Avós transmontanas. Hoje trago-vos: a canalha transmontana. Mas é preciso fazer desde já um reparo: esta é a canalha antiga, a canalha ainda nascida até 1996/97. A partir dos anos 2000 já nem conta.

Estas foram as últimas gerações de canalha com as bochechas rosadas, ora do calor, ora do frio. A última geração de canalha que tinha sempre um dos joelhos esfolados e algum surro nas unhas.

A última geração de canalha que arrastava os cães todos atrás quando passava de bicla na aldeia. Esta canalha também era a que ainda ia a pé para a escola e pelo meio do caminho, de vez em quando, andavam à porrada uns com os outros.

Também era a canalha que era chamada para jantar pela mãe, da outra ponta da aldeia. Só se chamava uma vez, se tivesse de acontecer uma segunda vez, à chegada, tinha o chinelo à espera.

Era a canalha que jogava “à bola” com uma lata de coca-cola espalmada e ainda sabia o que significava levar um “biqueiro”.
A canalha que tinha a tabuada do ratinho toda amassada e roída pelo cão e que usava cadernos de capa preta cheios de autocolantes manhosos dos bollycaos. Canalha das coleções de berlindes, tazos e bicharada pegajosa.

A canalha que metia bolinhas de papel dentro das canetas, para atirar para o quadro de giz. E canalha que ia pró monte e apanhava coxo (do bicho do coxo ou lagarta do pinheiro), que saltava ao rio, ao estica e à macaca no intervalo.

Boa canalhada, essa.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Uma resposta

  1. Eu sou dessa canalha… Passei por tudo isso e revejo-me em todas essas situações e umas quantas mais. A felicidade era ali tão simples, mas tão grande.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Rio de Onor - Aldeias Transmontanas

5 aldeias transmontanas que tens de visitar

Trás-Os-Montes é das regiões (sou suspeita a falar) mais incríveis do nosso país. As históricas e emblemáticas aldeias transmontanas são ponto de visita obrigatória, para quem quem conhecer um Portugal mais enraizado na terra que habita.

Ler Mais »

Playlist no Spotify

Ouve agora

Luísa Apancada
Avisos

Blog que acredita no COVID19

Para tua segurança e dos outros, por favor, usa máscara, camarada.