A Expressão Transmontana em Trusses.

8 palavras que ouvimos em Trás-Os-Montes começadas por “E”.

Palavras Trás-Os-Montes começadas por E

Muito bem, camaradas, chegou a vez de falarmos de palavras que ouvimos em Trás-Os-Montes que começam pela quinta letra do nosso alfabeto: a letra E. Muito mais poderia escrever, porque o que não falta é variações de palavras transmontanas nesta categoria.

Caso ainda não tenham visto, sugiro uma leitura rápida sobre as palavras começadas pelas letras A, B, C e D, na nossa secção de Palavras. Nós somos uns profissionais a arranjar palavras novas a partir de uma palavra.

Às vezes basta acrescentar um R ou o N. Acontece frequentemente escrever no nosso facebook sobre determinada palavra e às tantas, alguém vindo da outra ponta de Trás-Os-Montes (ou às vezes até de concelhos periféricos ao meu) dizer que aquela palavra lá na sua terra se escreve de outra forma. Há um pouco de tudo, camaradas, e essa é a maior riqueza da nossa língua.

Mas vamos então às palavras começadas por E:

Espigadote
Quando olhamos para a canalha e observamos o seu crescimento, dizemos então que determinado menino ou menina está “espigadote”.

Escachar
O termo mais espetacular para se dizer que estás a partir alguma coisa, como por exemplo escachar lenha.

Esfuçar
É aquilo que os cães, por exemplo, fazem na terra, com o focinho, quando querem enterrar alguma coisa, ou os famosos javalis nos soutos, à procura de castanha. Não vos sei explicar melhor. Sabem quando uma palavra é apenas visual? É esse o caso. É um “esfregar com a cara/focinho”.

Emplouricar
Por exemplo, a canalha quando se lembra de se meter em cima de alguma coisa que, claramente, vai cair. “Estás aí emplouricado nessa escada daqui a pouco dás um tombo”. Em Trás-Os-Montes é comum ver a canalha emplouricada nas árvores. Espolinhar Sabem quando se dá banho aos cães e ele vão logo a correr roçar-se na terra? Pode dizer-se que estão a espolinhar na terra.

Esparramado
Estar colocado em algum sítio de forma tosca. Mas esta palavra pode ter várias adaptações, por exemplo “Ficou ali esparramado a olhar” – é a mesmo coisa que dizer “ficou especado”. Ou então “Sentou-se ali todo esparramado no sofá” – ou seja, estar sentado como se fosse gelatina.

Escarrapachado
É quase a mesma coisa que dizer “Esparramado” mas foneticamente é mais forte. E visualmente também. Também se ouve a versão “Escarrapanchado”, que é a mesma coisa. Uma coisa estar “escarrapachada mesmo à tua frente” é como dizer que está mesmo à vista, como se fosse um elefante a passar à frente dos olhos. “Escarrapachado no sofá” é o mesmo que dizer que está a ocupar o sofá todo, com uma perna para cada lado e os braços igualmente.

Esmoucar
Todos nós temos um primo que durante a canalhice andava sempre todo esmoucado (para quem não entende, esmurrado, cheio de nódoas negras, feridas…). Quem nunca se esmoucou na correria na escola primária? Fácil. Ou a caminho de casa, todos em bando aos saltos. Canalha de Trás-Os-Montes é canalha esmoucada.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Rio de Onor - Aldeias Transmontanas

5 aldeias transmontanas que tens de visitar

Trás-Os-Montes é das regiões (sou suspeita a falar) mais incríveis do nosso país. As históricas e emblemáticas aldeias transmontanas são ponto de visita obrigatória, para quem quem conhecer um Portugal mais enraizado na terra que habita.

Ler Mais »

Playlist no Spotify

Ouve agora

Luísa Apancada
Avisos

Blog que acredita no COVID19

Para tua segurança e dos outros, por favor, usa máscara, camarada.