A Expressão Transmontana em Trusses.

6 Palavras começadas por “A” que ouvimos em Trás-Os-Montes

6 PALAVRAS

Trago-vos algumas das palavras começadas pela letra A que já publiquei tanto no nosso facebook como no Instagram. É comum ouvi-las frequentemente entre as gentes transmontanas, não querendo isso dizer que não se possam ouvir também noutras regiões do país. 

São elas:

ALOMBAR

É utilizada para o exercício de carregar coisas às costas, como por exemplo um saco de batatas. Mas não só. Alombar pode servir para falar de trabalho, no geral. Porque dizemos “amanhã vais andar lá a alombar” – e o sujeito pode ir até só cortar relva.
No entanto, há também outra situação onde se aplica a palavra: levar porrada, está claro. Quando uma mãe na rua diz ao filho “em casa falamos”, já se sabe que vai haver chinelo a rolar, ou seja, vai alombar.


ARREDAR

Comummente dizemos, sem ofensas gente, “arreda daí o cu”. Ou seja, afasta-te daí, saí saí, põe-te a mexer. O que é facto é que no nosso dia-a-dia agitado, principalmente em alturas de debates de facebook sobre pedras da calçada e lenha, uma pessoa nem se apercebe que o que diz é quase só de cá.


ARREIGAR

“ARREIGAR”, também dito “ARRIGAR”. Já ouvi de tudo, mas isso não interessa.
Quando chegar a hora de arrancar / arreigar / arrigar batatas, estou para ver quem é que se chega à frente. Levantar o coiro às 4 da manhã para as 5 já estar no campo a malhar forte.


ARREPESO

Arrependido. A juventude já não a usa. É daquelas palavras que vai morrer com o tempo mas dá mais força ao arrependimento. Por exemplo, sinto-me muito arrepesa de não ter ido a mais festas da aldeia no ano passado.


ATOLAMADO

“Atolalamado” ou “Atolambado” é tão forte foneticamente que, ainda que signifique maluco / tolo, a força da palavra faz com que pareça mesmo alguém vindo do além. Desde já digo que é das minhas palavras favoritas, neste campo de insultos. Nunca ouviram a vizinha ou a tia a olhar com ar de reprovação a dizer “É bem atolamado”?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Playlist no Spotify

Ouve agora

Luísa Apancada
Avisos

Blog que acredita no COVID19

Para tua segurança e dos outros, por favor, usa máscara, camarada.