Então camaradas transmontanitos, espero que já tenham lido todos os artigos sobre as palavras que ouvimos em Trás-Os-Montes. Também abrimos a secção das expressões transmontanas, visto que o que não nos falta são expressões por este reino dentro.
Desta vez vou falar-vos de palavras começadas pela letra L. Algumas fazem parte do meu lote de palavras preferidas. Mas a verdade é que todas são extraordinariamente interessantes. Algumas destas palavras já foram mencionadas na nossa página de facebook e instagram. Possivelmente já leram sobre elas. Comecemos então.
Larpar
Nós transmontanos temos a tendência de usar palavras sinónimas a “comer” também para “porrada”. Larpar é só mais um das dezenas de casos em Trás-Os-Montes.
Portanto, tanto podem dizer que estão a larpar meia dúzia de pêssegos como podem ter larpado umas lombeiradas (porrada no lombo).
Para quê simplificar a língua se ela pode ser arrojada?
Lambisgóia
Há tanto que se pode dizer. Podemos dizer que é uma espécie de flausina, não é? Aquela pessoa manienta, cheia de peneiras.
Lombeirada
Voltamos à conclusão de sempre: ou se fala de comida, ou de porrada. Levar umas lombeiradas é o que se diz à canalha quando, por exemplo, andam no rinchedo até tarde. É levar no lombo, no coiro. Em Trás-Os-Montes, as costas são sempre o lombo.
Loja
Não é o que estais a pensar. Não é uma loja de rua. Esta loja é uma loja especial, que só encontramos em algumas aldeias. É a “loja das vacas”. A loja das vacas é a casita onde elas ficam durante a noite e onde produzem o estrume, usado posteriormente para plantar as batatas. Noutros tempos, a loja das vacas ficava, em muitos casos, no rés do chão da casa.
Lambão
É aquela pessoa que está sempre à volta da mesa, o mais guloso. A palavra deriva de lamber, também usada para dizer “comer”. Por exemplo, “lambeste tudo o que estava no prato”. É claro que não quer dizer que a pessoa tenha literalmente andado a lamber o prato, no entanto, comeu tudo.
Pois é, camaradas, merenda feita, companhia desfeita. Está concluído mais um artigo sobre algumas palavras que ouvimos por Trás-Os-Montes. Partilhem com os vossos amigos. Partilhem nas redes sociais. Ajudem o projeto Transmontanitos a chegar mais longe, até além fronteiras.
