A Expressão Transmontana em Trusses.

5 aldeias transmontanas que tens de visitar

Rio de Onor - Aldeias Transmontanas

Trás-Os-Montes é das regiões (sou suspeita a falar) mais incríveis do nosso país. As históricas e emblemáticas aldeias transmontanas são ponto de visita obrigatória, para quem quem conhecer um Portugal mais enraizado na terra que habita. Que linda descrição esta.

Das coisas mais belas que temos no nosso planeta são as paisagens naturais que conseguimos preservar ao longo dos tempos. E em Trás-Os-Montes conseguimos visitar locais simplesmente divinos, de fazer cair os olhinhos a qualquer um. Já para não falar das lindas paisagens animalescas, como aquelas que fazem parar os carros no meio de uma nacional. Temos o exemplo das cabras montanhesas, essa espécie que provoca mais tráfego do que as obras no Marquês.

E para além das paisagens naturais, há também as gentes e a cultura, que compõem os quadros do Portugal mais profundo que temos. Vamos então falar das 5 aldeias transmontanas que tens de visitar.

Gimonde

É uma freguesia do concelho de Bragança, com pouco mais de 300 habitantes (segundo os censos de 2011). Uma das suas maiores referências é a ponte romana sobre o rio Malara – a Ponte de Gimonde, ou também chamada Ponte Velha – e está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1990.

Gimonde - Aldeias Transmontanas. Transmontanitos,
Sara Jaques

Para quem procura um lugar onde passar uns dias a ouvir os passarinhos logo pela manhã, enquanto se rodeia pelo verde que a natureza oferece, esta pequena aldeia deixará saudades e vontade de lá regressar.

Gimonde - Aldeias Transmontanas. Transmontanitos,
Ivan Rodrigues

Montesinho

É uma das aldeias transmontanas mais altas de Portugal (mais de 1000 metros de altitude). Situada no Parque Natural de Montesinho, esta peculiar aldeia preserva ainda a traça arquitetónica popular de Trás-Os-Montes, maioritariamente em pedra. É uma das aldeias que faz fronteira com a vizinha Espanha.

Montesinho- Aldeias Transmontanas. Transmontanitos,
Miguel Vieira

Quem visitar, tem também à disposição o Museu do Montesinho e pode fazer o recomendado passeio pedestre de cerca de 10 quilómetros, entre as aldeias de Montesinho, França e Portelo.

Montesinho- Aldeias Transmontanas. Transmontanitos,
Miguel Vieira

Podence

Impossível não falar de Podence, se falamos em locais a visitar em Trás-Os-Montes, especialmente pela altura do Carnaval, quando os Caretos saem à rua. Podence é uma das aldeias transmontanas que pertence ao concelho de Macedo de Cavaleiros.

Podence - Aldeias Transmontanas. Transmontanitos,
Rosino
Igreja de Podence - Aldeias Transmontanas. Transmontanitos,
Joseolgon

Rio de Onor

Pertence também ao concelho de Bragança e é uma das mais emblemáticas aldeias fronteiriças. Embora a sua população (em 2011, eram 76 habitantes) seja já muito escassa, a verdade é que Rio de Onor tem vindo a despertar a curiosidade tanto nacional como internacional, colocando-a no mapa dos melhores destinos turísticos rurais. E com razão.

Rio de Onor- Aldeias Transmontanas. Transmontanitos,
M.Peinado

Segundo a Wiki “Rio de Onor partilha com a aldeia alentejana de Marco uma outra característica única — a aldeia é atravessada a meio pela fronteira internacional entre Portugal e Espanha, com ambas as partes conhecidas pelos seus habitantes como “povo de acima” e “povo de abaixo”, não se distinguindo assim de facto como dois povoados diferentes, como erradamente se assume em diversas literaturas. É também, juntamente com as Terras de Miranda, Guadramil e Quintanilha, um dos territórios de língua leonesa em Portugal.”

Uma das características que mais curiosos e até investigadores sociais atrai é o sentido de partilha comunitária que lá ocorre. Partilham-se terrenos de pasto, fornos comunitários, até rebanhos.

Rio de Onor é uma ode às tradições portuguesas e ao modus vivendi de há mais de 50 anos. Não é estranho encontrar uma planta da casa cujo rés-do-chão serve para armazenar as colheitas e de abrigo para os animais. Não é por acaso que é uma referência entre as aldeias transmontanas.

Rio de Onor - Aldeias Transmontanas. Transmontanitos,
M.Peinado

Vilarinho de Negrões

Viajamos agora até terras de Barroso para encontrar Vilarinho de Negrões, uma das candidatas às 7 Maravilhas Aldeias de Portugal. Situada no concelho de Montalegre, Vilarinho rodeia-se pela Albufeira do Alto Rabagão, pela Serra do Larouco, Serra do Facho e Serra do Barroso. E estamos tão perto de Espanha, que as rádios que o carro sintoniza são todas espanholas.

Vilarinho de Negrões - Aldeias Transmontanas. Transmontanitos,
Gabriel González

Vale a pena visitar Vilarinho pela sua paisagem soberba à margem à albufeira. Encontra-se uma paz que não se encontra em muitos locais.

Vilarinho de Negrões - Aldeias Transmontanas. Transmontanitos,
Gabriel González

As aldeias transmontanas agradecem esta leitura. Partilhe com os seus amigos, dê a conhecer as nossas belezas naturais, a nossa cultura.

Aproveito para recomendar a leitura da secção das palavras que ouvimos em Trás-Os-Montes, onde podem encontrar algumas das palavras que habitualmente são usadas pelas gentes das terras transmontanas.

Já segue os transmontanitos no facebook e instagram? Está na hora de começar a acompanhar os nossos conteúdos semanais.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Playlist no Spotify

Ouve agora

Luísa Apancada
Avisos

Blog que acredita no COVID19

Para tua segurança e dos outros, por favor, usa máscara, camarada.