A Expressão Transmontana em Trusses.

4 Praias Fluviais Transmontanas para ires esticar o lombo

Praia do Azibo

Quando a época do calor intenso começa a querer chegar, não há nada melhor do que estar à beira da água com o lombo ao sol. Perfeito, perfeito, é isso nas praias fluviais transmontanas.

E quando o mar fica longe de casa, as praias fluviais são a solução para as regiões do interior. Nós em Trás-Os-Montes temos algumas opções distribuídas pelas terras quentes, terras frias e terras a douro. As nossas praias fluviais transmontanas têm vindo a ser reconhecidas por esse Portugal fora, inclusive como uma das Sete Maravilhas.

Praia da Ribeira (Azibo)

É a mais célebre praia fluvial a norte e, depois de eleita uma das Sete Maravilhas, também uma das mais famosas a nível nacional. Geralmente é apenas chamada de Praia do Azibo, embora haja outras praias ao longo das margens da albufeira, como a Praia da Fraga da Pegada. Localizada na albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, esta praia, par além do areal, tem também uma área considerável de relvado, onde a canalha pode correr sem se esmoucar.

Época balnear: 15 de junho a 15 de Setembro

1024px Praia do Azibo 2017 08 20 1
Praia da Ribeira, Azibo – Fotografia de RickMorais

Praia da Fraga da Pegada

Na outra margem da albufeira e com vista, de longe, para a Praia da Ribeira, encontramos a Praia da Fraga da Pegada, com Bandeira Azul, atribuída pela Agência Portuguesa do Ambiente, tal como a Praia da Ribeira. Está classificada também como praia acessível para pessoas com mobilidade reduzida.

Foto Mapa Ribeira 1 1024 2500
Infografia da CM Macedo de Cavaleiros

Praia Fluvial da Congida

Da outra margem do Douro, vemos Espanha. Situada em Freixo-de-Espada-À-Cinta, na albufeira formada pela Barragem de Saucelle, encontramos a Praia Fluvial da Congida. Para quem quer um dia tranquilo, sem multidões e em contacto com a natureza, é o local ideal para ficar a bronzear as pernas.

Praia Fluvial da Congida Transmontanitos
Praia Fluvial da Congida – Fotografia de Vítor Oliveira

Praia Fluvial de Mirandela

Localizada no Parque Dr. José Gama, à margem do Tua, no coração da cidade de Mirandela, encontramos mais uma opção para apanhar um escaldão. Mais uma praia Bandeira Azul.

Parque Doutor Jose Gama Mirandela Portugal
Parque Dr. José Gama – Fotografia de Vítor Oliveira

Não faltam opções para poder passar um dia à fresquinha, a aproveitar o sol transmontano. Deixo aqui uma lista de outros locais a visitar por Trás-Os-Montes, todos eles muito apropriados para estar de lombo ao sol.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

2 respostas

    1. Olá Luísa.
      Em Vila Real tem o parque de campismo da cidade.
      Em Mondim de Basto tem o Camping Mondim de Basto.
      Tem também o Alvão Village Camping em Vila Pouca de Aguiar.
      Em Mirandela, o Parque De Campismo 3 Rios Maravilha.
      Junto às praias, não tenho a certeza que há espaço para campismo e autocaravanas.
      Espero ter sido útil. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Rio de Onor - Aldeias Transmontanas

5 aldeias transmontanas que tens de visitar

Trás-Os-Montes é das regiões (sou suspeita a falar) mais incríveis do nosso país. As históricas e emblemáticas aldeias transmontanas são ponto de visita obrigatória, para quem quem conhecer um Portugal mais enraizado na terra que habita.

Ler Mais »

Playlist no Spotify

Ouve agora

Luísa Apancada
Avisos

Blog que acredita no COVID19

Para tua segurança e dos outros, por favor, usa máscara, camarada.